domingo, 12 de maio de 2013

Gratidão à nossa querida Poonamji.


Chama-se Sanathana Sai Sanjeevii o Sistema de Terapia Complementar criado em 1995 por Poornima Nagpal, na Índia.
A palavra “Sanathana” significa “Válido todo o tempo, atemporal”, a palavra “Sai” refere-se à Mãe Divina e “Sanjeevini” é o nome de uma planta oriunda do Himalaia capaz, segundo textos indianos, de curar qualquer enfermidade.
O Sistema se baseia em Orações, em Forma Gráfica. Existem, até o presente momento Gráficos ou Orações para Partes do Corpo e Orações, em Forma Gráfica, para Enfermidades.
A Técnica consiste em, após receber do paciente o relato do que sente relacionar as Orações das Partes do Corpo afetadas e os Eventos registrados. Isto feito o Usuário coloca um meio físico, por exemplo, um copo de água, sobre cada Gráfico selecionado e faz uma prece dentro do seu Sistema de Crenças. Isto feito o paciente ingere esta água. Um exemplo corrente é o do paciente que tem uma dor de cabeça. No Sistema Sanjeevini, o paciente seleciona o Gráfico relacionado com a cabeça (Parte do Corpo) e aquele relacionado com a dor (Enfermidade ou Evento). Após a seleção basta colocar um copo mal cheio, de água, sobre um dos Gráficos, fazer uma Oração de sua predileção, movendo o copo para o Gráfico seguinte, e orando outra vez. O Sistema nasceu na Índia, mas os pacientes são orientados a usar as Orações de sua denominação religiosa por serem aquelas que, naturalmente, tocam mais os seus corações.
Alfredo Augusto Cruz é seu divulgador, desde 1998, e o responsável pela tradução do original Inglês para o Português tanto do Manual do Usuário quanto do material existente no site. Alfredo Augusto é, ainda, moderador do Grupo Sanjeevini Brasil e do Grupo Sanjeevini internacional.
Todas estas atividades Alfredo Augusto exerce sob permissão da Fundação Sanjeevini, da Índia (www.saisanjeevini.org).
Desde o ano 2000 o Sistema Sanjeevini tem sido divulgado através de Seminários realizados em cidades Brasileiras. Além do território brasileiro, seu divulgador também apresentou um Seminário em Lisboa, Portugal e participou de outro na Áustria.
A cidade brasileira campeã na realização de Seminários é Porto Alegre com a marca de quatro realizados até hoje o que gerou forte repercussão e cobertura da Imprensa Televisiva (Rede Globo e RBS). Estima-se que o Rio Grande do Sul tenha o maior número de Usuários, hoje calculados em dez mil, segundo levantamento local.


Nenhum comentário: